Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programas > Brevetação do 24/1 Curso Básico Para-quedista
Início do conteúdo da página
Programas

Brevetação do 24/1 Curso Básico Para-quedista

  • Publicado: Terça, 27 Fevereiro 2024 16:47
  • Última Atualização: Terça, 27 Fevereiro 2024 16:48
imagem sem descrição.

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 16 de fevereiro, ocorreu na Área de Estágios do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB), "Escola de Pára-quedistas - 1945", a Cerimônia de Brevetação do 24/1 - Curso Básico Paraquedista.

O Curso Básico Paraquedista é um curso de especialização da linha de ensino militar bélico, realizado desde 1949, com a duração de seis semanas, desenvolvidas em duas fases. Ao longo do curso, além do condicionamento físico, o aluno aprende a técnica individual básica paraquedista. Ao final da segunda fase, o aluno estará apto a embarcar em uma aeronave militar para a realização de cinco saltos semi-automáticos.

No último salto, os alunos realizam a Operação Boot, que tem início com a emissão da Ordem de Operações pelo Comando da Bda Inf Pqdt, com os alunos inseridos em uma Companhia de Fuzileiros Paraquedista. Em seguida, planejam e ensaiam as ações, participando do briefing aeroterrestre, conduzido pela Companhia de Precursores Pará-quedista. O exercício é coroado com uma manobra no terreno, que consiste em um salto armado e equipado para operações, seguido de uma marcha para o combate, ocupação de uma zona de reunião e ocupação de um Posto de Observação, onde os novos paraquedistas podem observar o desdobramento no terreno das diversas funções de combate numa clássica operação aeroterrestre de Cabeça-de-Ponte Aérea.

Foram brevetados 207  novos paraquedistas do Exército Brasileiro: 12 oficiais, sendo 1 do segmento feminino; 104 cadetes da AMAN, sendo 10 do segmento feminino e 91 sargentos.

A solenidade foi presidida pelo Comandante do Preparo da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic e contou com a presença do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Richard Fernandez Nunes; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita ; do Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Eduardo Tavares  Martins; do Diretor de Educação Técnica Militar, General de Divisão Paulo Alipio Branco Valença; do Diretor de Ensino Superior Militar, General de Brigada João Felipe Dias Alves; do Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, General de Brigada Marcello Yoshida; do Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio; do Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Emílio Vanderlei Ribeiro, Águia Uno 36; do Comandante do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada;do Comandante do CI Pqdt GPB, Coronel Paulo Antônio Ribeiro Silva Junior; além de Comandantes de Organizações militares e familiares.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página